Obstrução de rede de esgoto por descarte irregular de lixo preocupa Prefeitura e agrava risco de alagamento em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A proximidade do período de chuvas ligou o sinal de alerta em Alto Araguaia por conta do risco de novos alagamentos no perímetro urbano da cidade. Em muitos casos, as inundações poderiam ser amenizadas ou até evitadas se as bocas de lobo e os dutos de drenagem de águas pluviais não estivessem obstruídas por lixo. Segundo o diretor de Infraestrutura, Renato de Oliveira Lopes, a situação preocupa. Para ele, apesar dos esforços dos servidores, é como enxugar gelo, pois não existe preocupação dos moradores com o correto descarte de lixo.

Na última intervenção na Rua Marechal Rondon tinha tanta coisa atrapalhando o caminho da água na rede de drenagem que foi preciso abrir o pavimento. Os servidores da Infraestrutura retiraram de tudo um pouco: dezenas de garrafas pet, de vidro, bola de futebol, cone, lençol, roupas velhas, preservativos, entre outros materiais, no meio dessa sujeira. A ação foi necessária para desobstruir a tubulação e abrir passagem para a água seguir caminho. A localidade frequentemente registra alagamentos que geram prejuízos e transtornos aos moradores. A expectativa é que o problema tenha sido resolvido com a intervenção.

O diretor de Infraestrutura ressaltou que rotineiramente são efetuadas ações de limpeza da rede, que foi feita para recolher apenas água da chuva, mas o descarte irregular de lixo sempre provoca entupimento de tubulação em diferentes pontos da cidade.

“É muita coisa encontrada dentro da rede. É plástico, roupas velhas, bolas, enfim, até lençol. O que a enxurrada tiver força para deslocar, vai parar dentro do bueiro, que vai deixar de fazer a função e prejudicar quem não tem nada a ver com a sujeirada. Embora os esforços dos servidores, é como enxugar gelo. A população precisa dar sua parcela de contribuição”, disse.